sábado, 24 de outubro de 2015

A 2ª Guerra Mundial e a formação de uma nova ordem Geopolítica

A 2ª Guerra Mundial ocorreu no período de 1939 a 1945, contudo as condições para deflagração da guerra haviam se estabelecido no fim da 1ª Guerra Mundial, pois as condições impostas aos países derrotados e a redefinição territorial do leste europeu ocasionaram um situação de conflito permanente.
Outros fatores também possibilitaram a emergência da 2ª Guerra: a implantação do socialismo e a consolidação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), os acordos de paz, a crise de 1929 e a intensificação do nacionalismo, fato que motivou o desenvolvimento dos partidos nazista e facista.

A crise de 1929 começou nos EUA com a quebra na bolsa de valores de Nova York, devido a super produção em detrimento do consumo. Como essa bolsa de valores era a mais importante do mundo, a crise se estendeu por todas as nações que com ela se relacionava.

Material de apoio completo (link para baixar)


A 1ª Guerra Mundial e a expansão territorial

A 1ª Guerra Mundial ocorreu nos anos de 1914 a 1918, no seguinte contexto.
Com a expansão imperialista as potencias europeias conquistaram grandes áreas na África, Ásia e Oceania, com o intuito de aumentar o mercado consumidor dos produtos industrializados, agora produzidos a partir das transformações provocadas pela 2ª Revolução Industrial. Porém, países como Itália, Japão e Alemanha, onde o processo de industrialização ocorreu no fim do século XIX, entraram tardiamente nessa disputa neocolonialista.
Assim, a disputa pela ampliação do mercado mundial originou vários conflitos que não foram resolvidos de forma diplomática, fato que indicava que o conflito direto entre as nações industrializadas seria inevitável.

Portanto, a tensão entre as potencias europeias, principalmente entre Alemanha, França e Inglaterra, resultava da disputa por territórios e mercados. Os empresários buscavam novos mercados o que levou seus governos a disputar colônias na África e na Ásia. As potencias europeias também fechavam seus mercados aos produtos estrangeiros tentando impedir a expansão econômica dos países concorrentes. Essa disputa envolveu principalmente interesses ingleses e alemães.

Material de apoio completo (link para baixar)